Glossário de A a Z

A

 

Aerogerador

Sistema de produção de energia elétrica com pás, que tem como fonte a força do vento.

 

Alterações climáticas

Alterações de clima não cíclicas, associadas ao aumento da presença de gases com efeito de estufa (GEE) na atmosfera em resultado de atividades humanas, entre as quais a queima de combustíveis fósseis.

 

Aquecimento global

Termo utilizado para descrever o aumento da temperatura média da atmosfera da Terra e dos oceanos, que tem sido observado nas últimas décadas.

 

Atmosfera

Camada de gases (ar) que envolve a Terra, composta por: 78% de nitrogénio, 21% de oxigénio e 1% de vapor de água e outros gases.

B

 

Balastro eletrónico

Dispositivo que pode ser colocado nas lâmpadas e que permite melhorar o rendimento luminoso destas em cerca de 30%.

 

Barril de petróleo

Unidade de medida de volume para o petróleo. Equivale a 159 litros.

 

Biocombustível

Combustível que deriva da biomassa. É uma fonte de energia renovável. Desperdícios vindos da atividade industrial, agricultura e floresta e resíduos domésticos, podem ser utilizados para produzir este tipo de energia.

 

Biogás

Gás combustível produzido a partir de biomassa e/ ou da fração biodegradável de resíduos, que pode ser purificado até à qualidade do gás natural, para utilização como biocombustível.

 

Biomassa

A biomassa é a matéria orgânica, de origem animal ou vegetal, utilizada como fonte de energia em base renovável. Trata-se de um biocombustível com origem nos produtos e resíduos da agricultura da floresta, entre outros.

 

Bomba de calor geotérmica

Bomba de calor que usa a terra como uma fonte de calor ou como dissipador de calor, dependendo da finalidade pretendida: aquecer ou refrigerar. 

C


Camada de ozono

Camada atmosférica que se situa entre os 20 e os 50 km acima da superfície terrestre e que atua como um filtro, protegendo os organismos vivos dos raios solares ultravioletas.

 

Climatização

Sistema utilizado para aquecer ou arrefecer o ambiente.

 

Central de ciclo combinado

Central termoelétrica que produz energia elétrica através do uso de turbinas a gás natural que alimentam um gerador e uma caldeira de vapor que, por sua vez, alimentam turbinas a vapor.

 

Coletores solares térmicos

Dispositivos que utilizam energia proveniente dos raios solares para aquecer água.

 

Combustão

Trata-se de uma reação química exotérmica entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), usualmente oxigénio, que produz e liberta calor.

 

Combustíveis fósseis

Combustíveis formados no subsolo a partir de restos microscópicos de animais e plantas que demoram milhões de anos até se transformarem em combustíveis. O petróleo, o gás natural e o carvão são exemplos de combustíveis fósseis.

 

Combustível

É qualquer substância que reage com o oxigénio, com produção de calor e libertação de energia.

 

COP 21

Conferência anual organizada pelas Nações Unidas em que se discutem os efeitos das alterações climáticas e medidas para as combater.

D

Desenvolvimento sustentável

Modelo de desenvolvimento que, segundo a ONU, permite satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem as suas próprias necessidades.

 

Desperdício de energia

Sucede quando a energia não é utilizada na sua totalidade. Pode existir desperdício de energia ao longo de todo o processo de transformação da energia, como também na sua utilização.

 

Dióxido de carbono (CO2)

Gás incolor e inodoro formado por um átomo de carbono e dois átomos de oxigénio, que está presente, entre outros, na atmosfera. O CO2 é um dos gases com efeito de estufa (e o mais importante).

E

Efeito de estufa

Efeito natural da Terra, que pressupõe o aquecimento da atmosfera devido à acumulação de gases que retêm o calor do Sol, tal como numa estufa. Este efeito mantém a superfície da Terra com uma temperatura média de 15º C.

 

Eficiência energética

Relação entre a energia consumida ou recebida e a energia produzida.

 

Energia eólica

Energia renovável com origem no deslocamento de massas de ar.

 

Energia hídrica

Energia renovável resultante do aproveitamento dos cursos de água nos rios para produzir eletricidade.

 

Energia primária

Energia na sua forma natural (gás natural, carvão, petróleo, urânio, sol, vento, etc.), antes de ser convertida para formas de uso final.

 

Energia renovável

É aquela que é obtida a partir de fontes capazes de se regenerarem, e portanto virtualmente inesgotáveis, como por exemplo: sol, vento, ondas, marés, biomassa e calor da Terra.

 

Energia solar fotovoltaica

Energia obtida através de dispositivos que convertem a energia solar diretamente em eletricidade.

 

Energia solar térmica

Energia Solar na forma de calor.

 

Etiqueta energética

Rótulo que se encontra colocado na parte exterior dos eletrodomésticos, de informação ao consumidor. A etiqueta energética é obrigatória em alguns eletrodomésticos e permite comparar fácil e rapidamente a eficiência energética e o consumo dos mesmos. 

F

Fotovoltaico

Efeito da conversão direta da luz em energia elétrica. 

G

Gás natural

Formado por uma mistura de hidrocarbonetos leves, o gás natural é mais limpo, económico, eficiente e seguro do que os outros tipos de energias fósseis. Isto quer dizer que ao ser queimado emite menos substâncias que prejudicam o meio ambiente.

 

Gases com Efeito de Estufa (GEE)

São os principais responsáveis pelo chamado efeito de estufa. Entre os vários gases que constituem os GEE, podemos encontrar o dióxido de carbono (CO2), o óxido nitroso (N2O), ou os perfluorcarbonetos (PFC). 

I

Intensidade energética

É um indicador de eficiência energética que traduz a incidência do consumo de energia final sobre o PIB (Produto Interno Bruto). Quanto menor for a intensidade energética, maior é a eficiência energética de uma economia/produto.

 

Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC)

Sigla em inglês de Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas: organização científico-política no âmbito das Nações Unidas (ONU) que tem como objetivo principal sintetizar e divulgar o conhecimento mais avançado sobre as mudanças climáticas. 

O

Ozono

Tipo especial de oxigénio cujas moléculas consistem em três átomos em vez de dois. É altamente tóxico e, mesmo em concentrações baixas, ataca os olhos, a garganta e as vias respiratórias. Além disso, danifica árvores e plantas. A sua presença no ar ao nível do solo constitui um risco para a saúde. No entanto, na atmosfera funciona como filtro de proteção dos raios ultravioleta. 

P

Painéis solares fotovoltaicos

Dispositivos que utilizam o efeito fotovoltaico para converter a radiação solar em energia elétrica. As células solares são o elemento de base dos módulos solares que, associados, constituem os painéis fotovoltaicos.

 

Petróleo

Combustível líquido natural constituído essencialmente por hidrocarbonetos e que pode ser encontrado em reservatórios em profundidade (ou no interior da crosta terrestre).

 

Ponte térmica

Termo utilizado na construção de edifícios e que designa fenómenos localizados na envolvente dos edifícios onde existe uma redução do isolamento térmico entre dois espaços. Exemplos de pontes térmicas podem ser encontrados em elementos estruturais, como topos de laje, vigas, pilares, vãos e, normalmente, caixas de estores. 

R

Recursos não renováveis

Recursos energéticos esgotáveis cuja formação demorou muitos milhões de anos. Estes recursos, uma vez utilizados, não podem ser renovados à escala da vida humana. Exemplo: os combustíveis fósseis, que atualmente constituem a maior parte da energia consumida pelo Homem.

 

Recursos renováveis

Recursos que se reciclam rapidamente ou têm o poder de se propagar ou ser propagados. Podem ser utilizados de forma permanente sem se esgotarem (o sol, o vento, a água), se a taxa de utilização não superar a de renovação (a floresta, o calor da Terra). 

S

Stand-by

Quando um aparelho está em repouso (pronto a trabalhar) e continua a consumir energia elétrica. 

T

Tep

Unidade energética que significa tonelada equivalente petróleo. Equivale a 42 GJ ou 11,6 MWh.

 

Termóstato

Aparelho usado para regular a temperatura numa divisão, sendo geralmente associado a equipamentos de climatização. Também presente em: ferros de engomar, torradeiras, fornos/ fogões elétricos, etc.

 

Turbinas eólicas

Dispositivos utilizados para converter a energia cinética do vento em energia utilizável, através de pás e um eixo rotativo que está ligado a um gerador elétrico.

U

URE

Sigla para utilização racional de energia.

Previous Post

© 2017 eu = energia natural

iFuturo.net